No âmbito do sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho, o gerenciamento de riscos conta com várias técnicas de análise de riscos, como
- A. a Análise Sistêmica de Falhas Frequentes ASFF, que permite a composição de banco de dados sobre os acidentes de maior incidência e consequente obtenção de check-list exaustivo sobre as medidas de prevenção em cada atividade.
- B. o Hazard and Operability Studies HAZOP, estruturado para atender a necessidade de considerar, de forma sistematizada na análise de acidentes, as influências e consequências das falhas humanas na operação do sistema.
- C. o Estudo do Caminho Crítico e Falhas Associadas ECCFA que, mediante análise combinatória das causas de acidentes e situações possíveis de trabalho, possibilita a identificação de prioridades para a prevenção.
- D. a Avaliação de Modos de Falha e seus Efeitos AMFE, que busca, com suporte em um diagrama lógico, a identificação do conjunto crítico de eventos que poderiam comprometer o sistema que se busca preservar.
- E. a Análise de Árvores de Falhas AAF, que encontra sua melhor utilização em situações complexas, que tem complexa rede de inter-relacionamento de recursos humanos, equipamentos, materiais e ambiente, constituindo um modelo no qual dados probabilísticos podem ser aplicados a sequências lógicas.