O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) consiste em uma série de melhores práticas para a administração e gerência de TI (Tecnologia da Informação). A respeito, portanto, dos processos relacionados ao contexto, indique a opção correta.
- A. O suporte a serviços no ITIL consiste nos seguintes processos: gerência de versão, gerência de incidentes, gerência de problemas, gerência de configuração e gerência de mudanças.
- B. O processo de gerência de configuração compreende a catalogação, registro e manutenção do estado correto do ambiente, fornecendo assim, ao processo de gerência de mudanças, a lista de quais itens da infraestrutura estão sob ação de alguma mudança. Com isso, pode-se analisar impactos antes da ocorrência da mudança.
- C. A gerência de mudanças é o processo responsável por implementar qualquer mudança no ambiente de produção, seja em software ou em hardware, em um processo já existente, ou em papéis operacionais ou pessoas.
- D. É função da gerência de incidentes correlacionar todos os incidentes que afetam o ambiente de TI, objetivando buscar as causas comuns, classificadas como problemas, que podem estar originando vários incidentes.
- E. Os processos da entrega de serviços, no ITIL, são: gerência de capacidade, gerência de continuidade de serviços, gerência de disponibilidade e gerência de nível de serviço.