Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 09 - Programas de Prevenção de Riscos Ambientais - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Um setor de manutenção de uma empresa dispõe dos seguintes equipamentos: uma furadeira portátil e um compressor. A operação simultânea desses equipamentos gera níveis de ruído muito elevados. Ainda não foram constatados casos de perdas auditivas induzidas pelo ruído (PAIR) nos trabalhadores do setor. Entretanto, foi realizada, dentro do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) da empresa, uma avaliação da exposição desses trabalhadores ao ruído, utilizando-se um medidor integrador de uso pessoal. Os níveis de exposição normalizados (NEN) medidos nos postos de trabalho foram: 83,0 dB (A), com a furadeira ligada; 86,0 dB (A), com o compressor ligado; 88,0 dB (A), com a furadeira e o compressor ligados. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
A furadeira não precisa ter sua carcaça aterrada, por ser um equipamento portátil.v
Como ainda não ocorreram casos de PAIR, as medições feitas devem ser classificadas como sendo ações de antecipação de riscos dentro do PPRA.
Nos casos em que o nível de ruído ultrapassa 85 dB(A), se os trabalhadores estiverem sem o protetor auricular adequado, ficará caracterizada situação de risco grave e iminente.
A utilização de protetores auriculares pelos trabalhadores do setor retira o risco do local e pode ser considerada medida de controle eficaz da exposição ao ruído dentro do PPRA.
Um acionamento isolado do compressor durante toda a jornada faz com que a exposição ao ruído no ambiente ultrapasse o limite de tolerância.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...