O conhecimento da fisiologia muscular é de fundamental importância para a compreensão do desenvolvimento da fadiga e das doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT). De acordo com os conceitos da ergonomia e da biomecânica, é correto afirmar:
- A. Em condições semelhantes, o trabalho muscular predominantemente estático é mais confortável do que o trabalho muscular dinâmico, já que o consumo energético é menor no primeiro.
- B. No trabalho pesado, a frequência cardíaca diminui mais rapidamente se houver aumento progressivo da temperatura ambiente e da carga de trabalho muscular estático.
- C. O consumo de oxigênio pelo organismo é um bom parâmetro para a avaliação do gasto energético das atividades aonde o trabalho muscular é predominantemente dinâmico.
- D. Com um mesmo consumo de energia, o trabalho é considerado mais pesado quando muitos músculos estão envolvidos do que quando o trabalho é realizado por poucos músculos.
- E. No trabalho muscular estático, a irrigação sanguínea aumenta diretamente com o aumento da produção de força muscular, o que contribui para prevenir a fadiga.