Questão número 30554

Segundo relatório recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de dois milhões de trabalhadores morrem por ano vítimas de doenças ocupacionais ou acidentes ocorridos em ambientes de trabalho. Além de vidas perdidas, dano irreparável, há o custo dessas perdas mensuráveis financeiramente e em termos de queda de produtividade. As doenças ocupacionais mais comuns são doenças do sistema respiratório e da pele, principais vias de absorção de agentes nocivos. Tais doenças são classificadas em tecnopatias e mesopatias e diferenciam-se pela seguinte característica:

  • A. as tecnopatias possuem nexo causal presumido, isto é, são causadas pelas circunstâncias do trabalho. Já as mesopatias precisam ter sua relação com o trabalho comprovada, pois podem ser causadas pelas circunstâncias da atividade laboral.
  • B. as tecnopatias não estão associadas diretamente com a atividade profissional desenvolvida pela vítima. Já as mesopatias são inerentes à atividade profissional desenvolvida pelo paciente.
  • C. ambas são, na verdade, causadas pelas circunstâncias do trabalho e sujeitas a comprovação por parte do funcionário, de sua relação com a atividade laboral desenvolvida.
  • D. o nexo causal é característico de ambos os tipos de doenças ocupacionais, pressupondo de antemão a relação com o trabalho desenvolvido.
  • E. as mesopatias são doenças adquiridas durante o exercício da atividade laboral e as tecnopatias são doenças preexistentes não podendo ser classificadas como doenças ocupacionais para efeito de estatística considerada pela OIT nas empresas.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...