Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A absorção de radiações pelo organismo é responsável pelo surgimento de vários agravos à saúde, sendo que
as radiações ultravioleta coerentes com comprimentos de onda entre 280 e 560 nm podem provocar, em face de repetidas exposições em curto espaço de tempo, efeitos agudos como eritemas e fotoqueratites.
a radiação com comprimento de onda inferior a 200 nm não sofre qualquer perda quando é transmitida pelo ar, aproximando-se da radiação ionizante e representando risco grave para o ser humano.
denominam-se efeitos somáticos as alterações que ocorrem no organismo atingido, gerando agravos que se manifestam apenas no indivíduo irradiado, não se transmitindo aos seus descendentes.
a blindagem constitui medida de controle relativa ao ambiente que se fundamenta no uso de barreiras adequadas, confeccionadas em materiais que têm capacidade de refletir a radiação ionizante.
o perigo de ocorrerem exposições desapercebidas a radiações ionizantes inexiste na prática, em face do acurado mecanismo sensorial humano ao efeito Joule da radiação, que leva a vítima a interromper a exposição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...