Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Algumas atividades podem provocar a exposição dos trabalhadores a uma atmosfera contaminada por dois ou mais contaminantes, o que, na avaliação ocupacional, obriga a considerar que
quando duas ou mais substâncias perigosas tiverem efeitos toxicológicos similares sobre o mesmo sistema orgânico ou órgão, deverão ser considerados, em primeiro lugar, seus efeitos combinados.
para que seja ultrapassado o Limite de Exposição Ocupacional da mistura, é necessário que o nível de ação do contaminante de maior toxicidade seja atingido.
a aplicação da fórmula aditiva não se restringe a misturas com dois ou três contaminantes, sendo razoável sua aplicação a misturas complexas, como a gasolina e os produtos da combustão do diesel.
de acordo com os critérios usuais e inexistindo evidência em contrário, substâncias diferentes que atuam sobre os mesmos órgãos e produzem efeitos semelhantes devem ser consideradas como potencializadoras.
o melhor modelo de avaliação da toxicidade resultante considera, além do nível de ação de cada contaminante, as suas respectivas pressões parciais no ambiente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...