Códigos maliciosos (malwares) são programas que objetivam executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador. Neste contexto encontram-se bots e bootnets, sobre os quais é correto afirmar:
Botnet é um software malicioso de monitoramento de rede que tem a função de furtar dados que transitam pela rede e, normalmente, tornar a rede indisponível disparando uma grande carga de dados direcionados ao servidor da rede.
Bot é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor e possui um processo de infecção e propagação igual ao do vírus, ou seja, não é capaz de se propagar automaticamente.
Um computador infectado por um bot costuma ser chamado de attack base, pois serve de base para o atacante estabelecer suas ações maliciosas. Também pode ser chamado de spam host, pois o bot instalado tem o objetivo de enviar infinitamente spams para a caixa de e-mail de quem é vítima do ataque.
A comunicação entre o invasor e o computador infectado pelo bot pode ocorrer exclusivamente via redes do tipo P2P. Ao se comunicar, o invasor pode enviar instruções para que ações maliciosas sejam executadas, como desferir ataques, furtar dados do computador infectado e enviar spam.
Algumas das ações maliciosas que costumam ser executadas por intermédio de botnets são: ataques de negação de serviço, propagação de códigos maliciosos, coleta de informações de um grande número de computadores, envio de spam e camuflagem da identidade do atacante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...