O modelo de dados apresentado na figura abaixo é de uma clínica médica. Nessa clínica, o paciente agenda por telefone uma consulta com um médico especializado em uma única área.
Não foram usados acentos, símbolos ou espaços nos nomes das entidades e atributos, pois isto pode causar problemas em muitos dos softwares utilizados para implementar o modelo.
Para que as tabelas referentes ao modelo estejam na segunda FN é necessário
mudar a ordem da cardinalidade dos relacionamentos, já que são originários de um relacionamento N para N entre MEDICO e PACIENTE.
retirar os atributos EspecialidadeMedico e DiagnosticoConsulta da tabela CONSULTA e colocá-los na tabela MEDICO, pois esses atributos são dependentes apenas do atributo CRMMedico.
criar um atributo chave primária chamado CodigoConsulta na tabela CONSULTA e definir os atributos CodigoPaciente, CRMMedico, DataConsulta e HoraConsulta como atributos não chave primária.
retirar o atributo EspecialidadeMedico da tabela CONSULTA e colocá-lo na tabela MEDICO, pois o atributo EspecialidadeMedico é dependente apenas do atributo CRMMedico.
mudar os atributos DataConsulta e HoraConsulta para a tabela PACIENTE, já que é o paciente que agenda a consulta. Logo, esses atributos são dependentes apenas do atributo CodigoPaciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...