A contribuição da Epidemiologia para o estudo do processo saúde-doença em uma comunidade é de grande relevância para a Saúde Coletiva por
- A. trazer a lume o modelo biomédico da Epidemiologia descritiva, que define os agentes etiológicos ou fatores etiológicos como aqueles que permitem ou ensejam a ação dos patógenos em determinadas populações.
- B. incorporar ao processo de vigilância sanitária conceitos como o da epidemia, caracterizada por uma elevação inesperada e descontrolada dos coeficientes de prevalência, ultrapassando valores estabelecidos para aquelas circunstância e doença.
- C. contemplar variáveis ou indicadores de saúde que são usuais na vigilância sanitária, como a morbidade, que se refere ao conjunto de indivíduos que adquirem determinadas doenças num determinado intervalo de tempo em uma determinada população.
- D. seus conceitos fundamentais, como taxa de ataque, resistência seletiva, coeficiente de incidência e taxa de prevalência, que traduz a proporção entre o número de casos novos de uma determinada doença em um dado período e a população, nesse mesmo período.
- E. proporcionar uma abordagem do adoecimento que não tenha caráter individual, em que a taxa de letalidade é caracterizada pelo número de óbitos pela doença em determinada área e período, dividido pelo número total de pessoas passíveis de adoecimento na mesma área e período.