A respeito do gerenciamento de processos, inclusive com paralelismo, é incorreto afirmar que
- A. o escalonador de processos classificado como de longo prazo (long term scheduler) ou escalonador de tarefas é executado com menos freqüência que o escalonador de curto prazo (short term scheduler) ou escalonador de CPU; e ainda controla o grau de multiprogramação no sistema.
- B. o estado de um processo é definido de acordo com a sua atividade corrente, em: novo (new) – quando está sendo criado, executando (running) – quando em execução, pronto (ready) – quando está esperando algum evento específico; e terminado (terminated) – ao final de sua execução.
- C. no Unix, um novo processo é criado a partir da chamada de sistemas fork( ) - que consiste em uma cópia do espaço de endereços do processo-pai. O processopai, por sua vez, comunica-se com seu processo-filho por meio do uso do identificador de processo (PID – Process Identifier) retornado.
- D. uma thread (linha de execução) de um processo é denominada alvo (target thread) quando precisa ser cancelada, podendo ocorrer de modo assíncrono (quando a thread encerra imediatamente) ou adiado, quando a thread alvo pode averiguar periodicamente se deve encerrar a sua execução.
- E. os benefícios da programação multithread são: responsividade, já que é possível um programa continuar funcionando mesmo com parte dele bloqueado; compartilhamento de recursos (memória e processamento); economia, pois threads compartilham recursos do processo ao qual pertencem; e a utilização de arquiteturas multi-processadas, uma vez que as threads podem executar em paralelo, nos diferentes processadores.