Padrões de codificação constituem um conjunto de regras que ajudam a criar e escrever códigos de programas de uma maneira bastante clara e consistente. Quando bem aplicadas e adequadamente documentadas, elas promovem a padronização da estrutura e do estilo do código, tornando-o assim mais fácil de ler e entender. Assim,
a documentação dos padrões de codificação é essencial ao trabalho de programação e constitui o rol de ferramentas que, de certa forma, ditará as regras de como as tarefas devam ser executadas. Um padrão consistente de codificação permite que programadores inexperientes em determinado projeto integrem-se mais rapidamente, haja vista que eles não têm que consumir tempo com a aprendizagem e convenção totalmente diferente da que estavam usando num outro projeto.
um padrão de codificação pode, algumas vezes, consumir bastante tempo para ser criado e aplicado e, certamente, consumirá muito mais tempo para ter seu uso bem reforçado junto aos programadores. Além disso, a padronização restringe a criatividade e a produtividade do programador, que acaba gastando muito tempo concentrado nos padrões e não no programa em si. Daí, a necessidade desses padrões serem estabelecidos pelos analistas de sistemas.
muitas empresas concordam que os padrões de codificação são de grande importância e, por isso, os criam e os documentam. Entretanto, programadores que gastam muito tempo concentrados nos padrões não são produtivos e isso põe em risco a rentabilidade do negócio, pois a parte mais cara no desenvolvimento de um sistema é, justamente, a codificação dos programas.
padrões são criados para auxiliar o programador a criar um código consistente e limpo. Todos os padrões, ao serem definidos, devem ter um sentido lógico para o programador que vai aplicá-lo. Eles também não devem ser restritivos a ponto de o programador reagir negativamente à sua utilização. Um bom padrão deve fornecer o espaço necessário para que o estilo pessoal de programar aflore sem problemas, enquanto assegura algum grau de consistência.
no desenvolvimento de sistemas, a maior concentração de esforços reside na codificação de programas, exigindo, portanto, total envolvimento dos programadores, deixando a tarefa de documentação para outros profissionais, tais como, analistas e auditores de sistemas, que possam identificar ferramentas apropriadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...