Um software servidor de aplicação oferece um ambiente para a instalação e execução de certos tipos de aplicações, centralizando e dispensando a instalação da aplicação nos computadores clientes e disponibilizando uma plataforma que separa do desenvolvedor de software algumas das complexidades de um sistema computacional. Dentre os principais servidores para aplicações Java EE estão o JBoss e o Tomcat. Sobre eles, é correto afirmar:
A grande vantagem do JBoss é que não é necessário fazer a administração e configuração manualmente através da manipulação de arquivos XML. Ele possui, desde que foi criado, assistentes que permitem fazer a configuração e administração do ambiente de forma bastante amigável.
O JBoss é um Contêiner Web, parte da plataforma corporativa Java EE, que abrange as tecnologias Servlet e JSP, incluindo tecnologias de apoio relacionadas como Realms e segurança, JNDI Resources e JDBC DataSources. Porém, o JBoss não implementa um contêiner EJB e, consequentemente, não suporta EJBs.
O JBoss tem como aspectos positivos o fato da administração e manutenção da configuração ser bastante simples após um aprendizado inicial, porém, só é distribuído como um software proprietário, o que gera altos custos de licença de uso.
O Tomcat tem a capacidade de atuar como servidor web/HTTP autônomo, ou pode funcionar integrado a um servidor web dedicado, como o Microsoft IIS, ou ainda como parte integrante de um servidor de aplicações mais amplo, como JBoss AS, provendo os recursos de Java Servlet e JSP.
O Tomcat é um servidor de aplicação completo que suporta as tecnologias servlet/JSP, EJB, JPA e outras tecnologias Java. Desde que foi criado, o Tomcat é a Implementação de Referência para as tecnologias servlet/JSP.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...