Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) - 2007
Entre os determinantes da saúde do trabalhador estão compreendidos os condicionantes sociais, econômicos, tecnológicos e organizacionais responsáveis pelas condições de vida e os fatores de risco ocupacionais – físicos, químicos, biológicos, mecânicos e aqueles decorrentes da organização laboral – presentes nos processos de trabalho [Política Nacional de Saúde do Trabalhador, Ministério da Saúde, Brasília – 2000]. No enfoque proposto, as ações de saúde do trabalhador devem se processar do seguinte modo, exceto:
Serem centralizadas nas mudanças nos processos de trabalho que contemplem as relações saúdetrabalho em toda a sua complexidade.
Incluir o estudo das condições de trabalho, a identificação de mecanismos de intervenção técnica para sua melhoria e adequação e o controle dos serviços de saúde prestados.
Devem estar integradas com as de saúde ambiental, uma vez que os riscos gerados nos processos produtivos podem afetar, também, o meio ambiente e a população.
Serem operacionalizadas por meio de uma atuação multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial.
Os trabalhadores, de forma individual e coletiva, podem ser convidados a participar das ações de higiene e segurança, que são atribuições de responsabilidade direta do SESMT.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...