Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Na avaliação da sobrecarga térmica e sobrecarga fisiológica por calor, deve-se considerar que
quando a quantidade de calor que o corpo perde por condução - convecção ou radiação é menor que o calor ganho, a primeira ação corretiva que se processa no organismo é a vasodilatação periférica.
a exposição ocupacional é o resultado da combinação da taxa metabólica associada ao trabalho, dos fatores ambientais (temperatura, pressão, umidade e velocidade do ar), além da susceptibilidade individual do trabalhador.
o Índice de Bulbo Úmido - Termômetro de Globo - IBUTG é um índice secundário importante para a determinação da contribuição ambiental, por considerar, além da temperatura do ar úmido, a temperatura do globo.
a susceptibilidade individual do trabalhador e a adequação da vestimenta são aspectos que amenizam o trauma térmico do processo de aclimatação a uma condição de sobrecarga térmica.
a sobrecarga fisiológica excessiva pode ser notada pela desorientação ou confusão apresentada pelo trabalhador e é confirmada pela vasoconstrição periférica e redução do batimento cardíaco.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...