Qualidade de Serviço (QoS) refere-se à habilidade de prover um serviço melhor para redes baseadas em tecnologias diversas, tais como: Ethernet, Frame-Relay, ATM (Asynchronous Transfer Mode), entre outras. Neste contexto, é incorreto afirmar que
as aplicações que se utilizam da rede demandam dois tipos de tráfego: o elástico e o inelástico. No primeiro, as informações, inclusive vídeo, são codificadas como dados e transmitidas em modo assíncrono, sendo admitidos atrasos e oscilações. No segundo, o dado, geralmente decorrente de uma comunicação interativa, necessita de uma explícita largura de banda para que o atraso (também denominado delay) e a variação do atraso (também denominada jitter) permaneçam dentro dos padrões aceitáveis por parte de aplicações e usuários.
o IntServ é uma arquitetura que defi ne que cada aplicação deve solicitar sua reserva de recursos. Utiliza RSVP (Resource Reservation Protocol), que se baseia em duas mensagens: PATH e RESV. Uma mensagem PATH percorre a rede através de caminhos definidos pelos mecanismos de encaminhamento até chegar aos receptores, armazenando os nós por onde passa. Uma mensagem RESV informa os parâmetros a serem aceitos por cada receptor. Os roteadores situados entre o transmissor e o receptor é que decidirão se podem suportar os recursos solicitados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...