Em relação às redes de armazenamento de dados SAN e NAS, é INCORRETO afirmar:
É possível montar uma pequena rede SAN apenas com um array de discos iSCSI, ligado diretamente a uma placa Gigabit Ethernet no servidor.
Alguns tipos de servidores podem ser tanto usados em uma SAN, conectados via iSCSI ou Fibre Channel quanto trabalharem ligados diretamente na rede, como um NAS.
O protocolo AoE (ATA over Ethernet) é uma tecnologia que encapsula comandos ATA em frames Ethernet e evita a utilização do TCP/IP, constituíndose, portanto, em uma alternativa de alto desempenho e de custo muito baixo ao armazenamento de dados do tipo NAS.
Uma rede SAN utiliza normalmente ligações físicas Fibre Channel e encapsulamento SCSI enquanto um NAS normalmente faz uso de ligações Ethernet e TCP/IP, utilizando protocolos de comunicação, tais como, NFS e CIFS.
Enquanto uma rede SAN lida com blocos de dados, um NAS opera ao nível do arquivo e é acessível a qualquer usuário com privilégios de acesso, daí a necessidade de gerenciar privilégios de usuários, bloqueio de arquivos e outras medidas de segurança.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...