A autenticação de usuários e mensagens é importante para garantir segurança de informações e de comunicação. Sendo assim, é correto afirmar que
- A. considerando que A e B compartilham uma chave secreta e, se A calcula o MAC (Message Authentication Code) de uma mensagem M, e anexa-o à mensagem, enviando tudo para B, o processo como um todo garante integridade, autenticidade e confidencialidade.
- B. uma função hash aceita uma mensagem como entrada e gera um MD (Message Digest) fixo como saída, baseando-se numa chave assimétrica de criptografia, para garantir a integridade.
- C. no Kerberos, versões 4 e 5, os algoritmos de criptografia DES (Data Encryption Standard) e o RSA (Rivest- Shamir-Adleman) são exclusivamente utilizados.
- D. se A envia para B, o conjunto (C = mensagem encriptada com a chave de sessão DES, Kc = chave K de sessão encriptada com a chave pública RSA de B), para B, este por sua vez, terá garantias de autenticidade e confidencialidade da mensagem.
- E. no Kerberos, versão 5, é possível dispor de credenciais que permitam um cliente requisitar serviço a um servidor de impressão, por exemplo, que por sua vez, acessa o arquivo do cliente em um servidor de arquivos, usando as credenciais de acesso do cliente.