Ciência da Computação - Segurança da Informação - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Um teste de penetração, conhecido na literatura como penetration test, é o método pelo qual é testada a segurança de um sistema computacional ou rede pela simulação de ataques de fontes maliciosas. No geral, a análise do sistema busca por qualquer vulnerabilidade que recaia em uma falha de segurança. Sobre penetration tests é correto afirmar.
Existem 2 tipos de testes, o teste de caixa preta, onde os testadores tem total conhecimento da rede que vão testar, e o teste de caixa branca, onde os testadores não tem conhecimento prévio da rede em questão.
No geral, os testes de penetração devem ser realizados em sistemas que vão ficar diretamente ligados na Internet, através de testes caixa preta, onde o testador finge ser um cracker que tenta invadir o sistema sem o conhecimento prévio do ambiente.
Testes de caixa branca no geral são muito dispendiosos, por não se tratar de um processo automatizado, e podem danificar, mesmo que por pessoal interno, os sistemas em execução.
O processo de penetração pode expor informações sigilosas de uma corporação, por isso, geralmente são contratados ex-crackers black hat, pois estes por estarem condenados são muito mais confiáveis que do que outros profissionais que aderem a um código de ética estrito e certificado.
Em aplicações WEB, penetrantion tests, no geral buscam por vulnerabilidades no lado servidor e não na aplicação WEB, furos como manipulação URL, SQL Injection não são alvo destes testes de penetração.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...