Ciência da Computação - Tipos - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Richard Stallman, líder da FSF (Free Software Foundation) e co-desenvolvedor do Linux, apresentou a seguinte afirmação sobre a nova versão da licença GPL (GNU Public License), da qual é criador:
Neste contexto, é CORRETO afirmar:O kernel Linux é um Software Livre de domínio público, licenciado pela GPL (GNU Public License) e o seu código-fonte deve permanecer livremente disponível. Por isso mesmo é ilegal cobrar por sua cópia, ainda que alterações tenham sido feitas no código-fonte, pois essa seria uma forma de limitar a sua distribuição.
Software Livre se refere à existência simultânea de quatro tipos de liberdade para os usuários do software: a de executar o programa para qualquer propósito; a de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades; a de redistribuir cópias; a de melhorar o programa e liberar os aperfeiçoamentos.
Todo programa que tem o seu código-fonte liberado é considerado Software Livre e deve ser distribuído livremente.
Todo Software Livre é gratuito. O conceito de "ser livre" está relacionado à manutenção da gratuidade. Se alguém faz alterações em um "Software Livre", não fica obrigado a fornecer cópias a terceiros ou disponibilizá-lo para download público. Mas, se decidir por fazê-lo, não está obrigado a pedir permissão aos seus autores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...