As redes de telefonia nasceram e se desenvolveram a partir do conceito de comutação de circuitos. Com o desenvolvimento das redes de comutação de pacotes e, especialmente, da Internet (com suas tecnologias e protocolos baseados no IP), novos sistemas de telefonia e transmissão de voz passaram a ser construídos. Nesse contexto, uma das tecnologias mais utilizadas é conhecida como Voz sobre IP (ou Voice over IP VoIP). Em relação a essas duas formas de comutação, a principal diferença é que, na comutação de circuitos,
há uma fase de estabelecimento de conexão que é realizada antes da transmissão da informação, enquanto, na comutação de pacotes, não é possível utilizar qualquer tipo de estabelecimento antes do envio dos pacotes.
o sinal de voz não pode ser transmitido digitalmente, enquanto, na comutação de pacotes, digitaliza-se a voz para que ela possa ser transmitida nos pacotes.
o roteamento é realizado durante o estabelecimento da conexão, enquanto, na comutação de pacotes, só se pode realizar o roteamento quando o primeiro pacote é enviado pela rede para estabelecer a rota de todos os pacotes subsequentes.
as informações seguem uma única rota, enquanto, na comutação de pacotes, não é possível garantir que todos os pacotes sigam a mesma rota.
as informações trafegam pela rede entre a origem e o destino sempre com um retardo constante, enquanto, na comutação de pacotes, esse retardo pode variar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...