VPNs (Virtual Private Networks) são uma abordagem comum para conectar, via Internet e de forma segura, múltiplos sites de uma mesma empresa, sendo também comum o uso de firewalls em cada site como medida extra de proteção. Em um determinado site da empresa, se
- A. o servidor de VPN, assim como servidores de acesso público, estiver atrás da firewall (ou seja, não conectado diretamente à Internet), os filtros de pacotes da firewall devem ser configurados para permitir apenas tráfego de dados e de controle por meio dos túneis da VPN.
- B. uma firewall estiver atrás do servidor de VPN, seus filtros de pacotes poderão ser configurados para deixar passar apenas pacotes provenientes do servidor de VPN ou destinados a ele, sendo que a firewall poderá filtrar também o conteúdo de dados desses pacotes.
- C. uma firewall estiver atrás do servidor de VPN, seus filtros de pacotes deverão ser configurados para deixar passar apenas tráfego proveniente do servidor de VPN ou tráfego destinado a ele, sendo que, para filtrar os pacotes, a firewall tem acesso apenas às informações de cabeçalho de cada pacote.
- D. o servidor de VPN estiver atrás da firewall (ou seja, não conectado diretamente à Internet), a firewall poderá ser configurada para filtrar tanto o cabeçalho quanto o conteúdo de dados dos pacotes provenientes dos túneis da VPN ou a ele destinados.