Ciência Política - Geral - - 0000
A administração burocrática moderna, racional legal foi implantada nos principais países euro- peus no final do século XIX e no Brasil em 1936, com a reforma administrativa promovida por Mau- rício Nabuco e Luiz Simões Lopes. Assinale a op- ção que não caracteriza corretamente este tipo de administração.
A administração burocrática distingue entre o público e o privado, separando o político do administrador público, sendo essencial ao bom funcionamento do capitalismo.
A administração pública burocrática é uma alternativa superior à administração patrimo- nialista do Estado, é baseada no princípio do mérito profissional e compatível com o capita- lismo industrial e a democracia parlamentar.
A administração pública burocrática tem como princípios o mérito e a formalidade, o que torna difícil a sua aplicação nas democracias parlamentares, onde os interesses dos vários grupos políticos impedem uma unidade de ação.
A administração pública burocrática concen- tra-se no processo, na criação de procedi- mentos para gestão do Estado em todas as suas atividades e em controlar a adequação do serviço público a estes procedimentos.
A administração burocrática é lenta, cara, auto-referida, pouco orientada para atender às demandas dos cidadãos, não garantindo nem rapidez, nem qualidade, nem custos baixos para os serviços prestados ao público.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...