Ciência Política - Geral - - 0000
Acerca das teorias que influem na formulação da política econômica são corretas todas as afirmativas abaixo, exceto:
Keynes compartilha com os neoclássicos a concepção de que os mecanismos de mercado são capazes de assegurar, a qualquer nível de demanda global, uma eficiente estrutura produtiva
Os monetaristas sustentam que grande parte da instabilidade econômica resulta de flutuações na oferta da moeda, cuja demanda tende a se manter estável ao longo do tempo.
Versões modernas da teoria marginalista sugerem uma concepção realista e complexa do bem-estar social, que não dependeria só das utilidades dos vários indivíduos ou grupos, mas que levaria em conta outras variáveis, como a taxa de crescimento econômico e da função de bem-estar social.
A função social de bem-estar de uma dada coletividade, obtida a partir de um processo de decisões democrático das funções de preferências de cada um dos indivíduos pode levar a um sistema de preferências intransitivas. Por isso o sistema democrático inviabiliza as decisões macroeconômicas voltadas para uma função de bem-estar baseadas em cálculos de utilidade marginal.
A Teoria da Escolha Racional (Public Choice) propõe-se a aplicar a economia à análise de alguns problemas da política. Tal aplicação seria possível na medida em que houvesse um isomorfismo estrutural entre a teoria econômica do processo de tomada das decisões políticas e a microeconomia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...