Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A investigação e análise de acidentes do trabalho é atividade que, se executada de maneira adequada, contribui para a melhoria do sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho, na organização. Com esse propósito, os profissionais especializados em engenharia de segurança do trabalho da organização podem utilizar a metodologia da árvore de causas, que
apresenta para os iniciantes alguma dificuldade na aplicação devido à necessidade de o analista dominar os princípios da álgebra boleana para bem representar graficamente a rede de causalidade do acidente.
embora permita ao analista com bom domínio do método a reconstrução de cenários pré-acidente que sejam verossímeis, apresenta excessiva dependência da habilidade do profissional que o aplica.
pode ser aplicada em conjunção com a Análise de Árvore de Falhas, possibilitando a atribuição de probabilidades aos fatores potenciais de acidentes presentes no diagrama do acidente.
tem, entre seus princípios, a compreensão de que o acidente de trabalho é um evento não programado que acarreta prejuízos materiais ou humanos pela interrupção indesejada da produção.
tem no princípio da necessidade e da suficiência um critério para o estabelecimento de relações entre os antecedentes, que podem ser classificados em antecedentes- -estado e antecedentes-variações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...