A não-decisão é um importante conceito da Ciência Política, presente tanto às discussões sobre o poder como sobre a formação da agenda e o processo decisório. Sobre a não-decisão estão corretos todos os enunciados a seguir, exceto:
- A. a não-decisão é um mecanismo pelo qual as demandas por mudança na alocação de benefícios e privilégios existentes na sociedade podem ser sufocadas antes mesmo de se expressarem e entrarem na agenda governamental.
- B. a não-decisão faz com que ao se aplicarem as regras da maioria à tomada de decisão, ocorra o predomínio, dentro do grupo que decide, de uma parte sobre a outra, mais precisamente, da maioria sobre uma ou mais minorias.
- C. a não-decisão inclui também a capacidade de fazer com que certas demandas sejam consideradas liquidadas antes de ganharem acesso à arena decisória; ou de serem mutiladas ou destruídas no estágio de implementação da decisão.
- D. a não-decisão envolve a mobilização do bias, ou seja, um conjunto de valores, crenças, rituais e procedimentos institucionais que operam sistemática e consistentemente para o benefício de certos grupos, interesses ou questões, em detrimento de outros.
- E. A não-decisão também pode se manifestar por meio da "reação antecipada", ou seja: certos atores desistem de levantar determinadas questões ou apresentar certas demandas porque sabem que as mesmas desencadearão respostas negativas por parte dos atores mais poderosos.