Compreender a formação ou construção da agenda de políticas públicas signifi ca entender porque e mediante que processos as autoridades dedicam suas energias a determinados assuntos e porque os temas a serem deliberados são tratados como mais ou menos relevantes ao longo do tempo. Sobre a formação ou construção da agenda de políticas públicas, todas as opções abaixo são verdadeiras, exceto:
- A. a agenda pode ser infl uenciada tanto pelas situações de oportunidade como pelas situações de crise com as quais se deparam as autoridades.
- B. um problema é incluído na agenda de políticas públicas quando a sua existência objetiva se impõe às autoridades, acima dos eventos conjunturais da política e dos interesses de grupos específi cos.
- C. cada um dos participantes públicos ou privados, visíveis ou invisíveis, pode atuar como um incentivo ou um obstáculo à inclusão ou à exclusão de um assunto na agenda governamental.
- D. a combinação de uma vontade nacional com eleições é uma formadora de agenda mais poderosa do que os grupos de interesses, que raramente são capazes de estabelecer agendas por si próprios.
- E. as agendas governamentais podem ser estabelecidas exclusivamente por atores visíveis, tendo em vista a dinâmica dos problemas ou da política.