Sobre a temática Movimentos Sociais e Ações Coletivas é incorreto afirmar.
As principais categorias analíticas desenvolvidas nas concepções clássicas norte-americanas sobre ação coletiva são: sentimento, desajuste, desorganização, marginalidade e integração social. Nesse contexto, a ação coletiva dos movimentos sociais ocorria em função de desajustes na ordem social e política existente.
A Abordagem da Oportunidade Política refere-se ao estudo das relações entre os movimentos sociais e o sistema político-institucional. Os estudos buscavam relacionar o desempenho da ação coletiva ao fechamento e abertura dos sistemas políticos locais, à capacidade de liderança e da tolerância das elites políticas.
Um movimento social é uma ação coletiva cuja orientação comporta entre outros elementos a solidariedade.
O conceito de ação coletiva, no contexto das redes informacional-heterogêneas, se expressa de forma diferente daquela encontrada na sociedade industrial, explicada pelo prisma do paradigma marxista, no qual os confl itos políticos e sociais estavam submersos ao mundo do trabalho e às determinações macros sociais.
A perspectiva teórica dos novos movimentos sociais trata a ação coletiva apenas no nível das determinações macro estrutural e lutas de classes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...