Os mecanismos utilizados na análise do comportamento do consumidor no âmbito internacional são os mesmos empregados nas pesquisas do mercado doméstico, sendo que a diferença encontrada entre esses dois segmentos reside no maior número de variáveis a serem consideradas no caso dos mercados internacionais. Inúmeras são as fontes de consulta existentes, em especial no exterior. O ITC, International Trade Center, Unctad/WTO, é uma das fontes de consulta utilizadas. O que é o ITC?
- A. Banco de informações sobre projetos e concorrências internacionais promovidas por todas as ramificações do Banco Mundial.
- B. Órgão das Nações Unidas, centro da "inteligência" mundial na área a que se dedica, possuindo os mais variados tipos de informação sobre produtos e a relação de comércio entre quase todos os países do mundo.
- C. É organismo internacional ligado à OMC (Organização Mundial do Comércio), que congrega as associações de marketing nacionais e dos dois principais blocos econômicos: ALCA e União Européia.
- D. Instituição criada após os atentados de 11 de setembro em Nova Iorque, em substituição ao World Trade Center (destruído após o acidente aéreo).
- E. Banco de informações sobre comércio mundial, de jurisdição da AMCC (American Chamber of Commerce), contendo detalhes das operações de importação e exportação dos Estados Unidos (maior nação em volume de comércio exterior).