Hoje, na América Latina, o processo de desmantelamento da universidade pública produz suas próprias metáforas, como expressam títulos de livros publicados recentemente: da universidade sitiada à universidade na encruzilhada; da universidade desconstruída à universidade em ruínas.
Há, ainda, uma dimensão que se implanta com velocidades diferenciadas: a privatização do ensino superior. O Brasil figura como o exemplo da hegemonia do setor privado — 2/3 das matrículas —, enquanto o México tem 2/3 das matrículas no setor público.Com exceção da educação fundamental, na qual estão matriculados mais de 96% da faixa etária, o Brasil destaca-se pela baixa proporção de estudantes nas faixas etárias correspondentes aos níveis de ensino.
Considerando a situação do Brasil face a outros sistemas educacionais, julgue os itens abaixo.No Brasil, o baixo número de matrículas na educação superior, em comparação ao número de jovens na faixa etária de 18 a 25 anos, é resultado exclusivo do gargalo educacional do ensino médio, isto é, da baixa proporção de matrículas da faixa etária correspondente a esse nível de ensino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...