Ao analisar os efeitos de um bloco econômico, os especialistas geralmente apontam como conseqüência positiva o aumento das exportações e o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) dos países envolvidos. Quando o tema do emprego entra em discussão, os defensores dos blocos econômicos argumentam que eles intensificam o comércio internacional dos países e, conseqüentemente, aumentam a oferta de emprego, apontando como exemplo os Estados Unidos, o Japão e os Tigres Asiáticos que comercializam muito e têm as menores taxas de desemprego do mundo. Em meio aos debates sobre a possível entrada do Brasil em um bloco econômico das Américas liderado pelos Estados Unidos, sociólogos e economistas avaliam os efeitos do Nafta para os trabalhadores, destacando o papel das empresas mexicanas conhecidas como maquiladoras. Assinale a alternativa que define corretamente o conceito de empresas maquiladoras.
São empresas que importam peças e componentes de suas matrizes estrangeiras para que os produtos sejam manufaturados para depois exportar o produto final para o país de origem da empresa ou para outros países em que o produto seja competitivo.
As empresas maquiladoras existem no México desde 1965, mas ganharam um impulso com a eliminação das alíquotas de importação a partir do Nafta, implantado no começo de 1994. Elas são assim chamadas porque dedicam-se a produzir produtos similares a originais consagrados, em um processo chamado de "maquilagem"
São empresas que, a partir de peças fielmente copiadas a partir de um original, criam produtos similares e vende-os no "mercado paralelo" como se fossem originais.
São empresas da área de cosméticos, dedicadas em produtos para maquilagem e beleza pessoal.
As empresas maquiladoras são aquelas líderes nos segmentos em que atuam e imprimem mudanças tecnológicas nos seus produtos, que serão copiados pelas demais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...