Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Tem sido comum a preocupação de jornais, televisão e rádio de enaltecer na notícia a presença de celebridades. Por exemplo: se um Ministro de Estado preside a inauguração de uma nova usina nuclear, a sua presença ganha mais destaque do que a própria usina. Assim, a imprensa tem tido mais olhos para enxergar artistas, modelos, jogadores consagrados e outros, em detrimento dos fatos relacionados à presença dessas celebridades. Veja, abaixo, qual a alternativa que mais se identifica com a missão de um repórter:
Se Pelé está inaugurando a primeira de uma série de escola de futebol no morro, basta conseguir uma entrevista exclusiva com o maior jogador do mundo e ignorar integralmente o acontecimento
Basta entender que a celebridade presente é que constitui a notícia, motivo pelo qual o destaque da reportagem deve ser dado a ela, a celebridade.
O repórter deve produzir um fato novo, desvinculado do acontecimento, para aproveitar a presença de personagens importantes, embora tenha sido destacado para cobrir a comemoração da mais antiga escola do Maranhão.
Sem ignorar a presença de pessoas importantes, é necessário olhar o fato sob a ótica da causa e efeitos de sua realização, ficando atento aos seus desdobramentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...