Comunicação Social - Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
A revolução tecnológica enfatizou o papel da imagem na comunicação. Na televisão, a imagem prevalece em razão de ser ela a própria TV. Contudo, a mídia impressa, pressionada pelo espetáculo da televisão, ampliou substancialmente, nos últimos anos, a imagem nos contextos da informação. A revista Veja, por exemplo, já destina cerca de 50% dos seus espaços editoriais a imagens. Assim, os textos ficam cada vez mais simplificados para ceder lugar a fotografias e aos dados. Escolha, abaixo, a alternativa que ajuda a espelhar esta realidade acima descrita:
Em função da velocidade das mudanças provocadas pelo avanço tecnológico, o jornalismo impresso precisa simplificar a notícia para poder acompanhar o crescimento da televisão.
O jornalismo precisa ignorar o avanço tecnológico e investir na produção de belos e profundos textos, como forma de preservar a sua verdadeira identidade romântica.
Com a "espetacularização" da informação, o jornalismo já não oferece ao leitor a visão crítica dos fatos e, conseqüentemente, a sociedade também não faz mais reflexão profunda sobre os acontecimentos. O empobrecimento da informação começa com preocupação do jornalista de cada vez mais simplificar a informação.
A continuar em seu processo de crescimento e de expansão com novas e sofisticadas tecnologias, a televisão vai anular o papel da mídia impressa, fazendo prevalecer o telejornalismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...