No mérito prevencionista, a investigação e análise de acidentes de trabalho empreendida na organização
- A. deve cuidar para não evidenciar erros de menor importância da gestão, levando a interpretações que possam causar constrangimentos aos membros da organização, como supervisores, encarregados e gerentes de operação.
- B. tem como parte interessada o Instituto Nacional do Seguro Social, que tem nos relatórios de acidentes de trabalho ocorridos nas empresas uma referência a ser considerada na definição do fapímetro do respectivo setor econômico.
- C. com apoio em um método de base sistêmica, como o método da árvore de causas, constitui oportunidade para, além da discriminação das causas, identificar outros fatores potenciais de acidentes não imediatos e presentes na rede de causalidade do acidente analisado.
- D. deverá atentar para a contribuição do comportamento de cada colaborador envolvido, permitindo a identificação dos responsáveis e consequentes medidas disciplinares, visando à melhoria do comportamento dos empregados que atuam em situações de risco acentuado.
- E. o método da Árvore das Falhas, que é estruturado com suporte da Álgebra Booleana, irá permitir o cálculo da probabilidade de acidentes semelhantes voltarem a ocorrer na organização.