De acordo com a legislação vigente, o treinamento para os membros da CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes deverá contemplar, entre outros, os seguintes itens:
- A. álcool e outras drogas no ambiente de trabalho; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho e organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.
- B. princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida AIDS, e medidas de prevenção e noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa.
- C. estudo do ambiente físico e social, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; segurança viária e direção defensiva e noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho.
- D. noções sobre Toxicologia Industrial; princípios gerais de proteção de máquinas e arranjo físico e noções sobre as legislações da saúde, trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho.
- E. princípios gerais da prevenção e combate a incêndios; estudo do ambiente e das condições de trabalho insalubres ou perigosas e mapeamento de riscos e medidas de controle coletivas e individuais.