Comunicação Social - Ética na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em uma empresa jornalística, há vários profissionais que podem modificar os conteúdos elaborados pelos repórteres. Essas alterações, no entanto, podem ter implicações deontológicas. Com base no que estabelece o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, assinale a opção correta, acerca desse assunto.
O terceiro que altera conteúdo de um texto é o responsável pela alteração.
Compete ao superior hierárquico imediato ao repórter responder solidariamente pelas alterações editoriais que se fizerem necessárias.
As alterações textuais promovidas pelo editor-chefe não têm implicações deontológicas negativas, uma vez que ele é o responsável natural por toda edição.
Quando um conteúdo é alterado por terceiros, o crédito da matéria deve ser dividido com o eventual coautor.
Quando um conteúdo é alterado por terceiros, o leitor, mediante nota da redação, deve ser informado dessa alteração.
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