Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os estudos em torno do fenômeno da comunicação são relativamente recentes, apesar de, já no final do século XVIII, Adam Smith atribuir um papel organizador à comunicação e de, durante o século XIX, o conceito evoluir da descrição das redes físicas, projetando-se no núcleo da ideologia do progresso de cunho positivista e englobando, já no final do século XIX, a gestão das massas. Entretanto, a sistematização do conhecimento sobre a comunicação começa a se consolidar só há menos de um século. Considerando a evolução dos estudos de comunicação, julgue os itens subseqüentes.
Habermas diz que a comunicação pressupõe também a intenção da dissensão, do dissídio, da disputa, e que não há razão para supor que a busca do consenso seja mais racional do que a busca do dissentimento, isso porque a comunicação conduz a uma decisão sobre se a informação expressada e compreendida deve ser aceita ou rechaçada, se uma mensagem deve ser acreditada ou não.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...