Como atividade técnica, o jornalismo institucional é muito amplo, envolvendo publicações diversas, programas de TV, rádio, Web, toda a comunicação interna como releases, relatórios anuais, gestão e prevenção de crises e, ainda, a elaboração de estratégias e o aconselhamento das lideranças quanto ao relacionamento com a mídia. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
- A. Os chamados house organs são destinados ao público interno, não sendo, portanto, produzidos para clientes externos nem para outras instituições, mesmo que façam interface com a instituição.
- B. O profissional especializado em comunicação institucional tem como principal função elaborar e implantar políticas de comunicação interna, sendo responsabilidade do publicitário a comunicação da instituição com os públicos interno e externo.
- C. Para exercer a função de administrar conflitos, uma das atividades do assessor de imprensa, esse profissional deve limitar-se a dialogar com o público interno, entre os diversos públicos das redes de relacionamento da instituição.
- D. Na ocorrência de situação dramática passível de abalar profundamente a imagem da empresa, a comunicação de crise deve agir de forma cautelosa, evitando contato inicial com a imprensa e, quando necessário, omitindo determinadas informações à imprensa e ao público em geral.
- E. O jornalismo institucional exerce importante função dentro do processo mediático maior: ele não visa apenas vender motivações dirigidas, nele incluem-se também conceitos maiores de relações interpessoais.