A disseminação dos coletivos, das redes, dos agentes e das iniciativas de midiativismo durante as manifestações de junho de 2013, no Brasil, originou um novo conceito de mídia livre: a mídia multidão. Com relação a esse conceito, assinale a opção correta.
- A. Apesar de serem produzidos de forma desterritorializada e heterogênea, os conteúdos oriundos da mídia livre têm apresentado cada vez mais similaridade com os conteúdos feitos nas redações dos jornais impressos e televisionados.
- B. Diferentemente do jornalista corporativo, o midialivrista, ao participar de uma manifestação, não apenas faz um registro ou se reporta dentro de uma relação de trabalho, como também utiliza a comunicação como forma de mobilizar e organizar a coletividade.
- C. Na era das pós-mídias de massa, criou-se uma nova ecologia midialivrista em que o jornalismo se tornou o modelo de troca de informações nas redes.
- D. A era pós-mídia de massa é caracterizada por práticas descentralizadas de comunicação ponto a ponto P2P (peer-to-peer) que têm potencial para criar ambientes colaborativos e participativos, sem romper com formas tradicionais de hierarquização e de aprendizagem unidirecionadas e centralizadas.
- E. A grande quantidade de informações, de toda a espécie, disponibilizada na rede torna o debate político mais aberto, porém com pouco embasamento e transparência das informações, o que torna distante, a construção da ciberdemocracia.