Relativamente aos desastres naturais, a disseminação de informações sobre medidas de prevenção e o procedimento a adotar nas situações de pré- e pós-desastre são fundamentais para minimizar os impactos negativos para a população local. Nesse contexto, o nível de capital social de uma dada região é determinante para facilitar a disseminação da informação porque:
- A. O elevado nível de capital social implica que a região afetada está necessariamente enquadrada numa estratégia política nacional para redução de desastres.
- B. Elevado nível de capital social está intrinsecamente relacionado com a disponibilidade de verba orçamentária da prefeitura do município para reconstruir a infraestrutura destruída.
- C. O elevado nível de capital social resulta das caraterísticas estruturais da organização social que favorecem a formação de redes, normas, sistema de valores, relações de confiança e envolvimento participativo que facilitam a coordenação e cooperação visando o benefício comum.
- D. O elevado nível de capital social não reduz a vulnerabilidade ao desastre, mas aumenta significativamente a resiliência da população (ou comunidade afetada).
- E. O elevado nível de capital social significa que os fenômenos naturais, na região em questão, não causam situações de emergência súbita (enchente, deslizamento de terra, etc.), razão pela qual há muito tempo para disseminar a informação e proteger a população e bens materiais.