A. O jornalismo público caracteriza-se principalmente pelo atendimento ao interesse de parte preponderante da população, devidamente quantificada por instrumentos públicos de medição.
B. No jornalismo público, o critério de noticiabilidade está mais definido pela agenda do cidadão do que pelos políticos e pelos poderes econômicos, ao contrário do que é praticado pelos meios de comunicação atualmente, que consideram os cidadãos mais como vítimas e consumidores do que como portadores potenciais de discurso público.
C. O conceito de jornalismo público inspirou o desenvolvimento do conceito de Responsabilidade Social das Empresas (RSE).
D. Com a abertura política, em meados dos anos de 1980, consolidou-se, no Brasil, o conceito de jornalismo público, superando os anos de censura imposta pelo governo militar.
E. Um dos propósitos do jornalismo público é reconectar os cidadãos com a vida pública, lançando mão de estratégias como a democratização do acesso à internet e aos demais meios de comunicação.