Na década de 50 do século XX, Samuel Wainer criou um veículo de comunicação novo para apoiar Getúlio Vargas. Esse veículo, dedicado a fazer jornalismo político engajado, mas com características inovadoras, denominava-se
- A. jornal Última Hora, cujas principais características foram a adoção de linguagem popular e o pagamento de salários acima do mercado.
- B. revista O Cruzeiro, que iniciou a fase do jornalismo ilustrado, publicando muitas reportagens longas, com fotos coloridas de página inteira e abordagem de temas inéditos relacionados a obras, projetos e ações do governo.
- C. jornal Diário Carioca, que valorizou o jornalismo político, adotando notas curtas sobre o tema.
- D. jornal Tribuna da Imprensa, que enfatizou o uso do lead, do texto curto, da diagramação com espaçamento maior entre as colunas, em contraposição a manchetes sensacionalistas.
- E. jornal Correio da Manhã, que foi criado depois da ascensão de Getúlio Vargas ao poder e inovou ao utilizar fotos em todas as capas, fazer longas reportagens acerca de temas relativos a regiões distantes e lançar edições regionais em Minas Gerais e São Paulo.