Questão número 324828

Cláudio Nucci (1992, p. 1-3) defendia que os assessores de imprensa não deviam ser considerados jornalistas. Segundo ele, a diferença principal entre os dois era que “o jornalista representa e defende os interesses dos seus leitores, escuta a comunidade, investiga, confronta, analisa e publica, enquanto o assessor de imprensa trabalha os interesses dos clientes.”

Em seu Manual de Imprensa, versão eletrônica de 2007, a Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ) afirma que o segmento de assessoria de imprensa é o que mais emprega jornalistas, sendo responsável pela criação de um vínculo de confiança com os veículos de comunicação. Segundo a FENAJ, são atividades de assessoria de imprensa, entre outras, o envio frequente de informações jornalísticas das organizações para os veículos de mídia, o agendamento de entrevistas e a organização de coletivas.

Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Durante os governos militares, houve maior independência da assessoria de imprensa.
  • B. Os jornalistas devem investigar e relatar fatos de forma a melhor defender os interesses dos clientes (leitores) e patrões.
  • C. O envio de releases e o contato permanente entre assessoria e veículos de comunicação é uma das funções das modernas assessorias de imprensa.
  • D. O vínculo de confiança pode ser criado, por exemplo, a partir de uma contrapartida financeira.
  • E. Segundo a FENAJ, os assessores de imprensa concorrem com os jornalistas em vagas de emprego em veículos de mídia.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...