Por intermédio de clipping eletrônico, a Assessoria de Imprensa coleta dados sobre a exposição do cliente na mídia. Posteriormente, é organizado um dossiê mensal que tem, dentre outros objetivos, detalhar as empresas jornalísticas que mais noticiaram o cliente a partir das ações da Assessoria de Imprensa. Com relação aos instrumentos de aferição de resultados, é correto afirmar que:
- A. a minutagem relativiza a importância de dossiês, uma vez que os dados obtidos diariamente já dimensionam o sucesso ou o fracasso das ações da Assessoria de Imprensa;
- B. a costumeira classificação das matérias em positivas, neutras ou negativas é um dos elementos para a produção dos dossiês;
- C. a maior exposição do cliente na mídia demonstra de modo inequívoco o sucesso das ações perpetradas pela Assessoria de Imprensa;
- D. o clipping tradicional não dá mais conta das mudanças no campo da recepção, pois as redes sociais se constituíram nas plataformas de maior visibilidade positiva para as empresas;
- E. o monitoramento deve ser feito sempre pela área de marketing pois, dependendo da exposição da empresa na mídia, o reposicionamento da marca pode ser necessário.