A elaboração de um plano de comunicação tem por escopo estruturar programas e diretrizes de ação, elaborados por uma assessoria especializada. Deve satisfazer a necessidades da empresa ou instituição assessorada, relacionando atitudes a serem adotadas quando da realização de atividades propriamente comunicacionais.
As três funções relevantes do plano de comunicação são:
relacionar pontos de um programa de apoio a atividades de comunicação, delineadas em conformidade a especificidades técnicas da instituição; promover melhoras na imagem institucional, propondo um canal aberto de comunicação com públicos interno e externo; e apurar o preparo em comunicação de altos dirigentes da instituição.
avaliar as atividades de comunicação na teia midiática, nos seus aspectos técnico, mercadológico, organizacional, financeiro e jurídico; avaliar a evolução das atividades ao longo de sua implantação, possibilitando alternativas de correção; e programar as ações comunicacionais a serem desenvolvidas pela empresa ou instituição.
proceder a análises de verificação de possíveis falhas e problemas da informação e seu tratamento no contexto comunicativo; promover rápida adaptação de situações institucionais para realizar ajustes às projeções de ação do plano de comunicação social; e ativar as diversas etapas das propostas e determinações do planejamento, em seqüência ou ao mesmo tempo, criando e/ou modificando produtos comunicacionais.
organizar e implantar programas de comunicação segundo critérios próprios à sua ocorrência e à sua sazonalidade, especificamente no que respeita à mídia; aferir e julgar a propriedade e a oportunidade de eventuais ações corretivas a serem postas em prática; e subsidiar a criação de instrumentos de promoção institucional.
organizar e convocar entrevistas coletivas, de modo a dar transparência a atividades comunicacionais da instituição; manter e atualizar diferentes cadastros e listagens referentes a públicos preferenciais; e dar conta de efeitos da economia, bem como de controles legais e governamentais em domínios da comunicação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...