Jorge Martins, em seu livro Redação Publicitária: teoria e prática, afi rma que Toda a publicidade é fato comunicativo que refl ete ideologias da fonte a serem transmitidas a determinados receptores. Para que isso aconteça satisfatoriamente, ela segue modelos informacionais da Linguística e da Semiologia que orientam na escolha e organização de sistemas de signos codifi cadores das mensagens. Entre os itens abaixo relacionados à redação publicitária, assinale a opção correta.
Quanto mais a mensagem publicitária se caracterize pela novidade, pela surpresa, pelo rompimento de normas estabelecidas, mais ela comunicará.
O trabalho de redação publicitária deve estar voltado a não despertar expectativas nos receptores, pelo uso de sistemas de códigos e subcódigos, tornando a linguagem publicitária mais acessível.
Em sua essência, a mensagem de um texto publicitário deve construir uma imagem favorável que possibilite maior consumo, pela utilização de signos inusitados, apresentando situações que valorizem a coletividade e o consumo em massa, para que não seja caracterizado o individualismo do produto.
Quanto mais signos distintos forem usados em um texto publicitário, maior a capacidade desse texto comunicar e persuadir o receptor a tomar a atitude desejada pelo anúncio ou seja, quanto mais informações, conceitos e temas, maior a chance do texto atingir seu objetivo.
Por modelos informacionais da Linguística e da Semiologia, o autor se refere à linguagem informal, presente em grande parte dos anúncios e textos publicitários.
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