A comunicação interna é apontada por muitos como um dos principais desafi os das equipes de comunicação e de recursos humanos das organizações para alcançar os objetivos estratégicos, consolidar a imagem corporativa e melhorar a produtividade. Assinale, entre as opções a seguir, aquela que não se adequa às estratégias, objetivos ou canais de comunicação interna em uma organização.
A comunicação interna em uma organização deve permitir e facilitar o fl uxo de informações internas e operacionais, tendo como finalidades máximas o melhor atendimento às necessidades do cliente e o cumprimento da missão institucional.
Toda organização possui redes de comunicação estabelecidas, sejam estas formais ou informais, caracterizando-se como um dos desafios da área de comunicação a prática corrente do diálogo informal, especialmente entre vários departamentos.
De forma geral, os passos para a elaboração de uma estratégia de comunicação interna são: a) avaliar a cultura interna; b) compreender os públicos internos; c) selecionar os meios de comunicação adequados; d) garantir o suporte tecnológico, fi nanceiro e operacional; e) formular e veicular as mensagens adequadas; e f) garantir a continuidade da comunicação ao longo do tempo.
As principais barreiras à comunicação interna são: a) o alto nível de especialização profi ssional, que difi culta a uniformidade das linguagens entre os públicos internos; b) as diferenças departamentais, que podem criar ilhas nas quais um setor não conversa com o outro; e c) as diferenças hierárquicas, especialmente entre a alta direção e os colaboradores de menores hierarquias.
Os meios de comunicação interna podem incluir: jornal interno, e-mail, intranet, memorandos, murais, revistas, encontros departamentais formais, reuniões periódicas de equipes, anúncios orais, cursos, treinamentos, vídeos corporativos e outros.
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