A presença e a extensão da ascite podem ser avaliadas através da percussão do abdômen. Quando presente em grande volume, o sinal do piparote mostra‐se positivo. Para essa avaliação, a técnica correta a ser realizada pelo examinador é:
- A. Realizar a palpação superficial e delicada em toda a superfície do abdômen, em seguida fazer compressões lentas e gradualmente mais profundas retirando bruscamente a mão.
- B. Posicionar as faces palmar das mãos nos flancos direito e esquerdo, a seguir, a ponta do dedo médio, dobrado, apoiado e em estado de tensão contra a face palmar do polegar é disparada contra o outro flanco.
- C. Sentar‐se no leito à direita do paciente na altura da coxa dele e realizar a palpação delicada em toda a extensão do abdômen comparando as áreas direitas e esquerdas, respectivamente com as suas mãos esquerda e direita.
- D. Realizar a palpação bimanual em todo o abdômen com as mãos sobrepostas e dispostas de tal forma que se forme, entre elas, um ângulo agudo com a abertura voltada para o examinador. A palpação deve ser feita pelas extremidades dos dedos, predominantemente com a face palmar da terceira falange.