"Jornalistas e fontes podem funcionar como parceiros ou adversários, defender objetivos comuns ou interesses antagônicos." (DUARTE, J. & FONSECA JÚNIOR, W. C. Relacionamento fonte/jornalista. In: Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2003, p. 326)
Ao tratarem do tema relacionamento com a imprensa, os autores do texto acima referido consideram que a fonte conquista o interesse e a confiança do jornalista quando:
é capaz de expressar a pluralidade de discursos existentes na organização, confrontando a visão oficial com os pontos de vista das correntes de oposição;
impõe sua personalidade e autonomia diante de interesses meramente pontuais e imediatos, não aceitando exigências de exclusividade e rapidez;
amplia o foco inicial de uma entrevista, explorando outros assuntos, tecendo comentários e fazendo avaliações, inclusive sobre a atuação da imprensa;
tem a capacidade de oferecer ao profissional não apenas o produto essencial, ou seja, a informação, mas também as condições necessárias para a realização de seu trabalho.
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