Na esteira da completa falência do projeto soviético, da derrota dos movimentos revolucionários europeus, da ascensão (ao longo de cinqüenta anos) de uma esquerda moderada social-democrata, cujos frutos benéficos na efetivação de um estado de bem-estar social se fizeram sentir até pouco tempo atrás, o marxismo passou por idas, vindas, desaparições fantasmagóricas, crises de identidade, refutações tácitas, enterros cinematográficos (Cult, 09/02). Com referência ao texto jornalístico acima pode-se afirmar:
texto criativo, menor apego à hierarquização de informação, uso de metáforas e metonímias, admite algumas extrapolações, paralelos, coloquialismos, elementos que garantem a fluência e o ritmo do texto.
tom coloquial, adjetivação, similaridades às construções narrativas.
período longo, mas com pontuação adequada, embora utilizando lugar-comum e conceitos abstratos, apresenta explicação clara e objetiva.
o período, muito longo, traz uma produção de informações de acontecimentos sócio-históricos (sem qualquer explicação ou referência sobre eles); frases intercaladas causam uma certa confusão; uso do lugar-comum, como "frutos benéficos", e de conceitos muito abstratos como "refutações tácitas".
uso de termos da literatura (narrativas clássicas), apresenta informações elementares (lead), não apego à objetividade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...